26 de set de 2012

LAVRADENSE E PALMEIRENSE: ALUNAS DO CCDES DE PICUÍ TOMAM POSSE NO PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO EM BRASÍLIA

Tatiane Alice       Tayná Macedo
Nova Palmeira      Pedra Lavrada


Ocorreu nesta Terça Feira (25), às 09:00 h, a Solenidade de Posse dos Parlamentares Jovens, na Câmara dos Deputados (Brasília-DF), para a legislatura 2012-2013. As 2 representantes do Estado da Paraíba são oriundas do Colégio e Curso Divino Espírito Santo (Picuí): Tatiane Alice (natural de Nova Palmeira) e Tayná Macedo (natural de Pedra Lavrada). Ambas foram orientadas pelo professor Joagny Augusto e tiveram seus projetos de lei aprovados nas etapas estadual e nacional.

Após ouvirem o Hino Nacional, prestarem o juramento constitucional e receberem as boas vindas do Presidente da Câmara dos Deputados Marco Maia, representado pelo Deputado Federal Izalci (PR/DF), os 78 parlamentares jovens iniciaram a votação para escolher a mesa diretora. Ao todo, apresentaram-se 3 chapas: a primeira, tendo como presidente Jônatan Costa (Bahia), vice-presidente Ivonete Silva (Piauí), 1ª secretária Tayná Dantas (Paraíba) e 2º secretário Gilberto Júnior (Bahia); a segunda, tendo como presidente Maicon Cruz (Rio Grande do Sul), vice-presidente Gabriela Quirino (São Paulo), 1ª secretária Rafaela Vieira (Minas Gerais) e 2º secretário David Coutinho (Roraima); e a terceira, tendo como presidente Girlane Balbino (Pernambuco), vice-presidente Rodolfo Barros (Alagoas), 1º secretário Lucas Lima (Pernambuco) e 2ª secretária Daniela Carvalho (Goiás). Com 31 votos, a Chapa 01 foi à eleita e o Curimataú Paraibano encontra-se presente na Mesa Diretora na figura da deputada jovem Tayná Dantas. Após receberem os cumprimentos e tomarem posse, a reunião foi encerrada.

Tayná Macedo Dantas defende um projeto de lei que torna obrigatória a realização de prova/exame para os estudantes que concluam o Ensino Superior. Já Tatiane Alice dos Santos Medeiros é autora do projeto de lei que institui procedimento para atestar casos de anencefalia. Em entrevista dada à TV Câmara e ao site da Câmara dos Deputados, a aluna Tatiane Alice afirmou que pretende conhecer a política "limpa" praticada na Câmara. Segundo ela, "O povo do interior diz que todo mundo é corrupto e que não existe uma política limpa, mas existe sim". 

Na noite de segunda feira (24), elas participaram de um debate sobre a Reformulação do Ensino Médio, tendo o acompanhamento e participação virtual dos representantes de escolas dos deputados jovens. O professor Joagny Augusto participou, de forma online, representando o CCDES e afirmou que "reformular o Ensino Médio no Brasil é extremamente necessário. Infelizmente, muitas escolas transformam seus alunos em verdadeiros robôs que devem apreender, a todo custo, o conteúdo programático em nome do grande objetivo do Ensino Médio que é a preparação dos alunos para enfrentarem um exame vestibular e adentrarem no Ensino Superior. Porém, não podemos deixar de lado a grande função da educação que é formar verdadeiros cidadãos". Finalizou ressaltando que "o CCDES, na disciplina de Redação, por exemplo, vem buscando conciliar estas duas vertentes: preparamos nossos alunos para o vestibular sem esquecermos que estamos construindo os grandes cidadãos brasileiros. A prova disso são os 07 projetos de lei inscritos no Parlamento Jovem e os 2 que foram aprovados. Todas as temáticas foram alvo de discussão e intenso debate em sala de aula. Assim, estamos construindo um Ensino Médio responsável com a construção de um Brasil mais justo e solidário, pois a educação é o único caminho para acabarmos com o mal da ignorância e da corrupção".

O trabalho parlamentar das alunas segue até a próxima sexta-feira. Nesta quarta feira (26), durante a tarde, elas estarão elaborando seus pareceres nas respectivas Comissões. Já na quinta-feira (27), pela manhã, irão se reunir e deliberar acerca das proposições nas Comissões, escolhendo as que irão à votação no Plenário. Na sexta-feira (28), às 08:00 h, ocorrerá a Sessão Plenária, encerrando a edição 2012 do Parlamento Jovem Brasileiro com a deliberação de proposições aprovadas pelas Comissões.

A comunidade poderá acompanhar o trabalho das parlamentares jovens através da TV Câmara ou do site: http://edemocracia.camara.gov.br/web/reformulacao-do-ensino-medio/inicio

Francisco Araújo com Informações do Prof. Joagny Augusto

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui.