30 de jan de 2013

FESTA DA PADROEIRA: Vejam como foi a noite dedicada aos Vaqueiros; 29 de janeiro


Pedra Lavrada(PB): A 5ª noite de Celebração Eucarística foi animada pelas Comunidades S. Paulo e N. Srª de Fátima e teve como celebrante, o Pe. Fabiano, além das presenças de Pe. Possiano e Pe. João.


 Num misto de espiritualidade, cultura, tradição e fé, a “missa dos vaqueiros” teve inicio após a chegada da procissão que trazia à frente, a imagem de N. Srª da Luz . O Pe. Fabiano entoou a Ave Maria Sertaneja, de Luiz Gonzaga, seguindo-se com o ato penitencial que foi enriquecido com a Toada do Vaqueiro declamada pelo poeta Milton Galdino;  a Temática da Seca também foi relembrada por um poeta –vaqueiro que apresentou os versos em forma de “aboio”.

Os vaqueiros apresentaram simbolicamente suas oferendas, através de objetos e peças de sua indumentária de couro. Ao final da missa, houve  distribuição de rapadura e queijo de coalho para os fiéis que ali estavam presentes, além da entrega de premiação aos vencedores da “argolinha” realizada no domingo 27/01 no sítio Canta-galo.   

A missa dos vaqueiros, representa um ato de fé do homem sertanejo, que apesar das dificuldades e sofrimento, não perde a esperança de dias melhores, fortalecendo ainda mais sua devoção pela Padroeira Mãe da Luz.
  
Enfim, foi uma noite agraciada que contou com a presença de aproximadamente 70 vaqueiros que participaram da celebração montados em seus cavalos.


Leia mais: http://catolicapl.webnode.com.br/news/noite-dedicada-aos-vaqueiros/

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui.