2 de ago de 2013

Prefeitura de Pedra Lavrada promove 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

 O Ilmo:. Sr. Prefeito ROBERTO JOSÉ VASCONCELOS CORDEIRO, tem a honra de convidar toda a Sociedade Civil Organizada e os Poderes executivo e Legislativo para participarem da 1ª Conferencia Municipal do Meio Ambiente que acontecerá no próximo dia 15 de agosto das 08 às 17 horas no Centro Profissionalizante Municipal. O tem discutido esse ano será: "vamos Cuidar do Brasil: Resíduos Sólidos".

A Conferencia pretende discutir com os diversos segmentos da sociedade os resíduos sólidos e o destino correto do lixo em todos os municípios brasileiros, de maneira que surjam idéias e oportunidades de implantar novas perspectivas diante a difícil realidade em relação ao controle do lixo e dos resíduos sólidos.

Os eixos discutidos serão:
Produção e Consumo Sustentáveis;
Redução de Impactos Ambientais;
Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental.

Nessa etapa os municípios decidem sobre a sua própria realidade frente ao problema. A partir de 15 de setembro, será o momento em que os estados buscaraão decisões que devem em tese resolver os problemas dos lixões em sua região. Em Novembro o país se reúne para discutir o destino dos resíduos sólidos e a política nacional de resíduos sólidos na 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.

Em Pedra Lvarada durante a Conferência Municipal do Meio Ambiente, serão eleitos 04  delegados e 04 suplentes, com vez e voto, que participarão da Etapa Estadual e possivelmente da Etapa Nacional.

A 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente tem como objetivo divulgar a Política Nacional de Resíduos Sólidos para cada ente da federação; Contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos; Estabelecer a responsabilidade compartilhada entre governos, setor privado e sociedade civil.

A inciativa de ouvir individualmente os municípios, é incentivado pelo Ministério do Meio Ambiente e busca contribuir para que cada um busque solucionar de maneira particular, buscando ouvir a população, os entraves e desafios na implementação da gestão dos resíduos sólidos, para que assim possam ser difundidas práticas positivas que contribuam para desenhos de políticas públicas locais e regionais efetivas.

Vale destacar que Pedra Lavrada é o primeiro município da região que já deu início a elaboração de seu plano municipal de resíduos sólidos.

ASCOM/Pedra Lavrada

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui.