1 de set de 2013

FIQUE ATENTO: Município de Pedra Lavrada abre novo cadastro para Unidades Habitacionais

O município de Pedra Lavrada abriu desde a última terça-feira o cadastramento para novas famílias que pretendem ter a sua casa própria. O cadastro existente será substituído por um novo e levará em consideração rigorosamente os critérios do Governo Federal para o Programa Minha Casa Minha Vida - PMCMV. A Secretaria de Ação Social será a responsável por captar os novos beneficiários, a partir de questionários socioeconômicos e avaliação social pelas equipes do CRAS e conselho municipal de Assistência Social.

     O déficit habitacional do município atualizado, segundo levantamento realizado entre os meses de janeiro a maio de 2013, dá conta que cerca de 400 famílias necessitam de uma casa própria, nas zonas, urbana e rural. O município pretende com esse novo cadastro, reavaliar as famílias em situação de risco social que são caracterizadas como de baixa renda. O novo cadastro já servirá como ponto de partida para o beneficiamento com novas unidades habitacionais para 30 famílias da zona urbana do município, fruto de um convênio recém firmado entre o município e o MCMV do Governo Federal, através do PAC2.

       O Prefeito Roberto anunciou a entrega das casas da comunidade Canta Galo até o final do ano, são 90 famílias carentes que serão beneficiadas com moradia. Essas casas são da parceria do município com a OSCIP Costa do Sol (50 casas) e PMCMV (40casas). As novas casas já serão entregues, com água encanada, luz, esgotamento sanitário e calçamento.

O Prefeito Roberto comentou a iniciativa de realizar um novo cadastramento para beneficiários de unidades habitacionais. “Esse novo cadastro pretende resguardar os direitos do cidadão a uma casa própria, não pretendo de maneira nenhuma beneficiar A, ou B, mas sim, ser justo, por isso estaremos destituindo o antigo cadastro e  fazendo um novo. Porém, isso não quer dizer que os antigos cadastrados não possam se recadastrar, ao contrário, queremos e aqui eu faço o convite que todos os cidadãos que não tem uma casa para morar, procurem a Secretaria de Ação Social e façam o seus cadastros, ou renovem as informações para que possamos trabalhar ainda mais para diminuir esse déficit habitacional do nosso município. É importante dizer, que nem todos os cadastros podem ser atendidos com uma casa própria, mas esse é o inicio do caminho, até o final do nosso mandato pretendemos trabalhar para dignificar e melhorar a cada dia a qualidade de vida do povo lavradense, e moradia digna para todos os cidadãos lavradenses é um dos meus maiores compromissos para nossa gestão” disse o Prefeito Roberto Cordeiro.

A partir de agora, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil passam a atuar no Programa Minha Casa Minha Vida em municípios com até 50 mil habitantes. A contrapartida do município ou estado será a doação do terreno e a elaboração e execução do trabalho social junto aos beneficiários finais. Os municípios com população inferior a 20 mil habitantes poderão construir através do programa até 30 unidades habitacionais.

Além disso, os municípios deverão providenciar a inclusão ou atualização das famílias selecionadas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Os interessados deverão procurar a sede da Secretaria de Ação Social de Pedra Lavrada munidos de todos os documentos pessoais, comprovante de residência atualizado e não constar em nenhum cadastro restritivo decredito.

www.pedralavrada.pb.gov.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui.