25 de set. de 2013

Médica se emocionou com a acolhida preparada pela equipe e comunidade

Na tarde desta segunda-feira (23) a comunidade de Cumarú, Cisplatina e outras dezenas de localidades que serão atendidas pelo "Mais Médicos" do Governo Federal, que contou com a importante adesão e apoio do Governo Municipal, puderam receber a médica cubana Milagros Cardenas Lopez (61) em uma grande festa de acolhida, onde a alegria foi o ponto alto.

A Secretaria de Saúde em parceria com o Governo municipal, realizaram ema festa de boas vindas para a médica que desde essa segunda-feira tem como residência fixa o município de Pedra Lavrada. A comunidade se reuniu na Escola Estadual Santa Ana de Albuquerque para esperar a ilustre nova moradora do município e fizeram uma grande festa quando ela chegou.
                         
 A festa contou com a participação da Companhia Folclórica Itacoatiara que apresentou a dança regional, o Chachado  como homenagem de boas vindas da Cultura Nordestina a médica que assitiu a toda a apresentação encantada.
             
 Em seguia as apresentações culturais, a coordenadora da atenção básica Viviam Vasconcelos, falou da grande satisfação em receber a médica em Pedra Lavrada e da importância de ter uma profissional tão comprometida com a boa qualidade na prestação da saúde, e ainda, da alegria em ter uma médica que já vem de grandes missões humanitárias "A importancia em tê-la aqui em nosso município, para dar atenção especializada a comunidade rural, é enorme, pois, nós temos muito a aprender com a Drª Milagros, estamos felizes e a equipe de Saúde da Família, assim como toda a equipe da atenção básica do município está a disposição para dedicar esforços na melhoria da atenção da saúde e em boas condições de trabalho para a médica Drª Milagros,ela será um grande reforço para a nossa equipe. Seja Bem Vinda" Disse a Coordenadora da atenção básica do município".

Muitos populares se reuniram para receber a médica. As equipes de saúde do polo de Saúde Dina de Azevedo Melo de Cumaru, como enfermeira, técnico em enfermagem, agentes comunitários de saúde, direção e ainda, colaboradores, professores e funcionários da Escola Matilde receberam calorosamente a médica e participaram de um almoço oferecido em homenagem a médica cubana que contou com um cardápio brasileiríssimo, incluindo feijoada.

A Secretária Gracinha, deu as boas vindas a médica Cubana e resumiu a sua impressão da Profissional, como a médica sendo "Uma pessoa simples, e uma profissional extremamente compromissada" e deixou claro que o município anciosamente esperava um profissional do "Mais Médicos" em virtude da falta de médicos brasileiros com um sentimento tão patriota quanto os profissionais do exterior que estão vindo em missão de paz para o Brasil, colaborar com os brasileiros "Os médicos extrangeiros estão expressando um grande patriotismo pelo Brasil, e isso nos dignifica" dessa maneira, a Secretária considerou Pedra Lavrada, um município de sorte em ter sido agraciada com a Médica Milagros, pois "a simplicidade de seus gestos e o compromisso que ela empenha no amor a medicina, só podem somar ao serviço público e melhorar a saúde do município" disse gracinha.


Num momento de muita alegria e descontração, a médica foi presenteada pelo Conselho Munciipal de Saúde e Centro das Mulheres de Pedra Lavrada com um belíssimo artesanato, o que emocionou a médica. Em suas palavras, ela expressou tristeza em não conseguir falar fluentemente o português e não poder agradecer na língua mãe brasileira, mas deixou a sua arte (medicina ) a disposição de todos os lavradenses, e frisou, que estava em Pedra Lavrada para melhorar a oferta do atendimento médico de qualidade, com consultas criteriosas e mais demoradas, mas que levariam em consideração o paciente como um todo, contribuindo assim para uma saúde de qualidade para a comunidade em que ela vai trabalhar.

O prefeito Roberto encerrou as falas e disse da sua alegria em poder proporcionar uma acolhida calorosa para amédica "Hoje é um dia muito importante na história do nosso município, estamos recebendo um profissional médico que somará a saúde da zona rural e sem que tenhamos a preocupação de que amanhã ou depois estremos sem médico outra vez. Dra. Milagros, não se preocupe em não poder agradecer em português esse momento, estamos vendo a sua alegria e satisfação em estarmos confraternizando esse instante. O nosso governo não medirá esforços para disponibilizar todo o aparato necessárioa para que a Sra. venha a desempenhar um grande trabalho na nossa zona rural que contempla mais de trinta localidades atendidas pelo PSF Dina de Azevedo Melo. Essa é a primeira vez que fazemos uma festa tão grande para a colher um médico em nosso município, mas o fazemos com muito carinho, queremos que a Dra. Milagros sinta-se em casa, ou pelo menos cercada de pessoas que com certeza já dispersam por ela grande carinho. Seja Muito bem vinda a nossa Pedra Lavrada, terra de gente ordeira, acolhedora e muito gentil" disse o prefeito Roberto.

         
ASCOM/Pedra Lavrada

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui.