11 de set de 2013

Pedra Lavrada, Nova Palmeira e Frei Martinho: Dilma anuncia investimento em água

Recurso será destinado a 336 municípios e deve beneficiar 41 mil famílias.
Segundo ministro, Nordeste passa pela pior estiagem dos últimos cem anos.

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (10) investimento de R$ 135,4 milhões para levar água a 336 municípios do semiárido brasileiro (veja, ao final desta reportagem, a lista completa das cidades contempladas por estado). Comunidades rurais deverão receber sistemas simplificados de abastecimento hídrico nos próximos seis meses, segundo previsão do Ministério de Integração Nacional.

O governo prevê que os recursos – que farão parte do programa Água para Todos – beneficiarão 41 mil famílias que vivem em comunidades rurais de baixa renda. Serão 1.042 sistemas de abastecimento instalados em cidades de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, de acordo com o ministério.

O anúncio foi feito pela presidente e pelos ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, durante cerimônia no Palácio do Planalto.

Segundo o ministro, a região Nordeste atravessa atualmente a pior estiagem dos últimos cem anos. Com o anúncio, o governo pretende "agilizar o programa de execução dos sistemas de abastecimento de água simplificado, que vai atender comunidades rurais do interior".

Dilma disse que o governo quer "garantia de água permanente e sustentável" para a região Nordeste. "Não é necessário combater a seca, é necessário conviver. Conviver com ela significara domá-la, na verdade é conseguir gerenciá-la, conseguir fazer com que a população não tenha consequências danosas que a seca produz", afirmou.

A presidente Dilma, de acordo com Bezerra, pediu agilidade na execução do programa Água para Todos. "Vossa excelência tem recomendado agilidade, pressa, celeridade para que elas possam chegar àqueles que estão sofrendo aos efeitos dessa seca", disse Bezerra durante discurso.
Veja abaixo a relação de municípios que vão receber verbas para sistemas de abastecimento:

Paraíba
Alagoa Nova, Alagoinha, Alcantil, Araçagi, Areia, Areial, Assunção, Boa Vista, Borborema, Cacimba de Dentro, Cubati, Capim, Curral Velho, Cuitegi, Frei Martinho, Guarabira, Imaculada, Itabaiana, Itaporanga, Itapororoca, Itatuba, Jacaraú, Juarez Tavorá, Juazeirinho, Juripiranga, Lagoa de Dentro, Marcação, Massaranduba, Matacara, Matinhas, Mogeiro, Monteiro, Nova Palmeira, Olivedos, Pedra Lavrada, Pedro Regis, Picui, Pilar, Pilões, Piloezinhos, Pirpirituba, Princeza Isabel, Queimadas, Rio Tinto, Santa Terezinha, São Domingos do Cariri, São José de Caiana, São José do Sabuci, São José dos Ramos e Sapé.

VOZDEPEDRA
G1

Um comentário:

  1. Ai fica a pergunta, se Cubati e Picuí são na mesma região das sublinhadas acima, porquê sublinharam Juazeirinho e não Cubati e Picuí?

    ResponderExcluir

Faça seu comentário aqui.