7 de set de 2013

Pedra Lavrada receberá Médica Cubana até o dia 16

A médica chegará ao município até o dia 16 de setembro

 O município aguarda a chegada de uma médica Cubana para reforçar o quadro médico do município, que aderiu o Programa "mais Médicos" do Governo Federal, em decorrência das constantes queixas de falta de médicos e ainda as buscas sem sucesso por médicos para suprir a real necessidade da saúde das equipes de saúde.

Visita Técnica a ESF

No ultimo dia 04, o município recebeu a visita técnica da Vice-ministra da saúde de Cuba e ainda de representantes da Secretaria de Saúde da Paraíba. A visita é de rotina e acontecerá em todos os municípios que irão receber um profissional do "Mais Médicos". O motivo da visita é apresentar aos gestores municipais os coordenadores do Programa, e possibilitar o intercâmbio cultural do povo que receberá o médico estrangeiro e ainda, averiguar as condições de trabalho que serão oferecidas ao profissional, e as garantias de estadia, alimentação e deslocamento. De acordo com o termo de adesão do programa, cabe a gestão municipal arcar com as despesas de estadia do médico do programa, como moradia, alimentação e transporte até o seu local de trabalho. A médica ficará hospedada e fará as suas refeições no Centro Profissionalizante do Município e seu deslocamento até a comunidade Cumaru, será diariamente pela manhã em transporte da Secretaria de Saúde do Município, que também deslocará a equipe do PSF até o local.

 Pedra Lavrada receberá a médica cubana Milagros Cardenas Lopez de 61 anos, que é especialista em medicina da família e já atuou em missões humanitárias no Haiti e outros países em situação de conflitos ou de emergência. Ela foi responsável por uma das falas na entrevista coletiva dada em Recife quando chegou ao Brasil, ela disse que "a missão dos médicos estrangeiros no Brasil é garantir à população carente um bom trabalho em atenção básica, e que a motivação de todos é a solidariedade".

Médica Cubana

Uma das grandes características dos médicos cubanos é o atendimento em saúde pública, com consultas detalhadas e mais longas, que se concentram principalmente na historia da doença e em ouvir o paciente.

 A médica do "Mais Médicos" chegará a Pedra Lavrada entre os dias 14 e 15 de setembro e iniciará seu trabalho no dia 16. A profissional somará a Equipe de Saúde da Família Dina de Azevedo Melo, na comunidade Cumaru, que já se encontra há algum tempo sem médico. A população e os profissionais da equipe encontram-se ansiosos para recebê-la.

 De acordo com o Programa, o regime trabalhista do "Mais Médicos" é de 40 horas semanais, com 08 horas de estudos a serem dispersadas para que o médico faça especialização em Saúde da Família. Os médicos do Programa Mais Médicos serão acompanhados por supervisores que irão avaliá-los quanto ao desempenho e cumprimento de horário e também terão que cursar Especialização em Saúde da Família promovida pela UFCG. Ao aderir ao Programa Mais Médicos, os municípios se responsabilizam pelas despesas com moradia e alimentação dos médicos.

 O prefeito Roberto Cordeiro comentou a chegada da médica no município "Estou imensamente feliz em poder receber um profissional que vai somar em melhorias para o nosso serviço, e quando esse profissional se trata de um médico, a alegria é ainda maior, em virtude das inúmeras buscas que temos feito em encontrar médicos com interesse de vir trabalhar aqui no interior. A Secretaria Municipal de Saúde com apoio da prefeitura não tem medido esforços para superar as expectativas de melhoria na qualidade dos serviços de saúde prestados  a população e como não poderia ser diferente, vimos com a adesão ao programa mais médicos do Governo Federal, uma grande oportunidade  de melhoria no atendimento a saúde do município. Em minha opinião , devemos ser confiantes e acreditar que apesar desta não ser uma medida definitiva ( a vinda de médicos estrangeiros ) e sim uma estratégia paliativa, de emergência, que tudo transcorra bem, esperamos, não só eu, como todos os gestores brasileiros que o Governo Federal invista em Universidades de Medicina, que aumente a cota dos investimentos em saúde para aos municípios, que possibilite que pequenos  municípios, como o nosso possam dar melhores condições de trabalho aos profissionais e prestar um melhor serviço de saúde a população. Eu e toda a nossa  equipe que faz a Secretaria de Saúde do Município, assim como toda a população lavradense, receberemos a médica cubana de braços abertos e não vamos medir esforços para que ela possa desempenhar um excelente trabalho em nosso município, que é o que todos esperam" encerrou o prefeito Roberto.

 PROGRAMA MAIS MÉDICOS - Lançado pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, no dia 8 de julho, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.


ASCOM/Pedra Lavrada

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui.