30 de jul de 2014

Mesmo sem chuva, CG terá água até fim de 2015


O açude Epitácio Pessoa, que abastece Campina Grande e cidades vizinhas está com quase 30% da capacidade total que é de 411 milhões de metro cúbicos. O montante é suficiente para suprir o abastecimento até setembro de 2015, mesmo que não chova na região. A garantia veio após um estudo realizado pela Agência Nacional das Águas (ANA), em parceria com Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

De acordo com o presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho, o cálculo simula uma situação sem recargas durante esse período, ou seja, se chover, o tempo de abastecimento deve ser ampliado. 

“Tomamos uma série de providências para garantir o abastecimento de Campina Grande e cidades vizinhas. Em parceria com outros órgãos, conseguimos a proibição da irrigação, intensificação da fiscalização sobre os irrigantes, suspensão da liberação de outorgas e ações de combate ao desperdício", destacou João Vicente.  Segundo a Aesa, no ano passado, houve uma redução de 40% no consumo da água do açude Epitácio Pessoa.
Em 2013 o reservatório teve uma diminuição de 68 milhões de metros cúbicos no seu volume total. Já em 2012 foram gastos 115 milhões de metros cúbicos e em 2011 a extração chegou a 117 milhões de milhões de metros cúbicos.